10 grandes capas de discos

Para tirar a poeira deste site, decidi fazer um tributo a algumas capas de discos que não recebem a atenção que merecem, pelo menos na minha opinião. Ou seja, na lista que segue, evito escolhas óbvias como Sgt. Pepper e Abbey Road (e qualquer outra produção dos Beatles, na verdade), Nevermind, Dark Side of the Moon, Aladdin Sane e tantas outras capas clássicas. Aqui vai minha seleção, sem qualquer ordem de preferência:

  • My Bloody Valentine, Loveless. Talvez a minha capa de disco favorita. Além de visualmente lindíssima, ela espelha de maneira muito fiel o conteúdo do disco. O que tem nas músicas? Guitarra e distorção? Na capa também tem.
  • King Crimson, In the Court of the Crimson King. O próprio líder da banda, Robert Fripp, diz que a capa reflete a música contida no disco. Mas o motivo que me fez incluir esta capa na minha lista é que se trata de uma imagem bela (nisso, a banda concordou, também de acordo com um comentário do Fripp) e de certa simplicidade, ainda mais comparada com o que outras bandas de rock progressivo costumavam colocar em suas capas.
  • Franz Ferdinand, Franz Ferdinand. Certamente eles não são os únicos, mas foram os que me chamaram a atenção pela forma como incorporaram nesta capa (e nas dos singles extraídos do álbum) elementos da arte de vanguarda russa do começo do século XX, particularmente do artista El Lissitzky. Para o disco seguinte, You Could Have it So Much Better, a banda continuou esse movimento de “apropriação”, se podemos falar assim, mas desta vez usando como inspiração o artista Alexander Rodchenko.
  • Wings, Venus and Mars. Criação do Storm Thorgerson, responsável por, entre outras capas clássicas, Dark Side of the Moon. Quer jeito mais simples, e ao mesmo tempo mais elegante, de representar os planetas mais próximos da Terra?
  • T. Rex, Electric Warrior. Mais uma obra do Thorgerson. No meu conceito, a capa ganha vários pontos por usar apenas dois tons, preto e dourado; além disso, ela tem uma estética glam rock mais impactante do que qualquer capa do David Bowie (o outro grande expoente do subgênero). Você olha para o Marc Bolan na imagem, e não consegue pensar nele senão como um “Guerreiro Elétrico.”
  • Faces, Five Guys Walk into a Bar… Para uma caixa de quatro CDs representando toda a história desta banda, o título é perfeito. E os integrantes dos Faces são a imagem perfeita para os tais “cinco caras” entrando no bar.
  • Jeff Beck, Jeff Beck’s Guitar Shop. Nunca ouvi este disco, mas sempre achei esta capa divertida – não só por ser um desenho muito bem-feito, mas também pelo conceito de um “mecânico de guitarras”.
  • Cream, Disraeli Gears. Das capas que eu escolhi para esta lista, talvez esta seja a mais visualmente “poluída”. Ao mesmo tempo, como muitas das seleções que aparecem aqui, é uma capa fiel à música dentro dela: a imagem transborda de psicodelia.
  • Iggy and the Stooges, Raw Power. Fiquei na dúvida sobre qual disco dos Stooges incluir aqui – eu também gosto muito da capa de Fun House, por ser um retrato fiel do caos presente em várias das músicas que aparecem lá, em particular a última, “L.A. Blues”. Mas decidi ficar com Raw Power porque, em contraponto a vários itens desta lista, ela tem um certo ar de mistério, principalmente para quem nunca viu nem ouviu o Iggy Pop. Qual é a desse cara sem camisa segurando o microfone, maquiado e de calça brilhante? É glam rock o som? (Lembrando que o Bowie foi o produtor.)
  • Lou Reed, Coney Island Baby. E falando em mistério, e em carreiras resgatadas pelo Bowie… Eu vejo esta capa e, conhecendo o dom do Lou Reed para criar histórias nas suas letras, fico imaginando as histórias de amor passadas no submundo nova-iorquino que devem ser contadas no disco. Ao mesmo tempo, não tenho coragem de ouvi-lo, para não correr o risco de me decepcionar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s