Elogio à preguiça, por Borges

Escreve Borges no prólogo da coleção de contos O Jardim dos Caminhos que se Bifurcam (que depois foi publicada, junto com a coleção Artifícios, em Ficções):

Desvario laborioso e empobrecedor o de compor vastos livros; o de espraiar em quinhentas páginas uma ideia cuja perfeita exposição oral cabe em poucos minutos. Melhor procedimento é simular que esses livros já existem e oferecer um resumo, um comentário.

Assim procedeu Carlyle em “Sartor Resartus”; assim Butler em “The Fair Haven”; obras que têm a imperfeição de serem livros também, não menos tautológicos que os outros. Mais razoável, mais inepto, mais preguiçoso, eu preferi a escritura de notas sobre livros imaginários.

Neste trecho, o argentino começa sendo bastante duro com a ideia de escrever longos textos: “desvario empobrecedor”, “obras tautológicas”. Afinal, qual é o problema com os calhamaços? Até porque o próprio Borges era grande admirador de alguns deles – Os Demônios do Dostoiévski e As Variedades da Experiência Religiosa do William James, por exemplo. A resposta, a meu ver, também aparece nos parágrafos que eu citei, e tem a ver não com a leitura de grandes livros, mas com a escrita destes. E a razão é bem pessoal: “mais razoável, mais inepto, mais preguiçoso”, o Borges preferiu se concentrar em textos mais curtos. Em resumo: preguiça!

A julgar pelos resultados – estamos falando de um mestre do conto, um gigante da literatura do século passado, e um dos meus autores preferidos – eu não diria que essa desvantagem tenha feito mal a ele, certo?

(A tradução é minha.)

1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s