Sobre Renata Adler

Adoro este trechinho de Speedboat, romance de estreia da escritora, jornalista e crítica literária Renata Adler, publicado em 1976 (a tradução é minha):

Há uma passagem em Dante na qual ele e Virgílio, viajando através do Inferno, param do lado de um homem enterrado até o pescoço em lama fervente. Ele nem se dá ao trabalho de falar com eles. Ele tem seus próprios problemas. Ele não quer uma entrevista. Dante o segura pelos cabelos e arranca dele a história. Algum tipo de parábola sobre reportagem aí, eu acho. Na verdade, eu sei.

Speedboat é inteira escrita em vinhetas como a que eu citei, que vão formando, de forma indireta e não-linear, uma história mais ou menos coerente. É por causa deste formato de vinhetas que eu digo, na resenha que eu incluí na página do livro no Goodreads, que Speedboat me lembra bastante o disco Low, do David Bowie: as músicas naquele álbum (para ser bem honesto, estou falando só do lado A) têm um aspecto fugaz, quase inacabado, mas que formam um todo bastante coeso. (Sem ir muito longe, já no disco seguinte, “Heroes”, também gravado em Berlim, o Bowie criou canções mais convencionais, como a clássica faixa-título.)

Mas voltando ao trecho que eu escolhi. Não é espetacular a conexão que a Adler faz da Divina Comédia com a profissão de jornalista? E bastaram duas frases para ela fazer essa conexão, uma delas com só quatro palavras! (Em inglês são quatro palavras também.) Eu até pensei em discorrer sobre como a concisão é a chave da boa comunicação, usando Speedboat como exemplo, ou analisar alguma outra característica da prosa da Adler, mas… Há momentos em que, como escreveu em outro contexto a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, “eu não quero explicar. Eu quero observar.”

Vou ficar aqui admirando esta e outras passagens de Speedboat, e quem quiser se juntar a mim, é mais do que bem-vindo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s