Meu lado nas “duas culturas”

Lloyd N. Trefethen é um matemático americano, professor em Oxford, que desde jovem tinha o hábito de registrar em fichas as ideias que lhe ocorriam sobre os mais diversos temas, não necessariamente restritos à sua profissão. Um livro que saiu alguns anos atrás contém algumas destas fichas, que fornecem reflexões curtas e acessíveis a pessoas de qualquer formação.

Acredito que eu vá voltar a outras fichas publicadas nesse livro do Trefethen em outras publicações nesta página, realmente gostei das reflexões contidas lá. Por ora, vou me concentrar no seguinte exercício de imaginação proposto por ele:

Imaginemos um programa de TV desses de perguntas e respostas – o Trefethen sugere o Jeopardy! americano; no Brasil, podemos pensar no Quem quer ser um milionário? do Luciano Huck. Num programa desses, são bem comuns perguntas do tipo Qual foi o filme de maior bilheteria dos anos 1930?, ou Qual é o autor de A Ilha do Tesouro?, ou Qual é o nome do meio do Michael Jordan?. Por outro lado, podemos apostar que os competidores jamais terão de responder coisas assim: Qual é o quinto elemento químico (os outros são hidrogênio, carbono, nitrogênio e oxigênio) presente em dois dos vinte aminoácidos que compõem toda a vida no planeta?

O propósito deste exercício foi ilustrar o que o Trefethen enxerga como o abismo existente entre as “duas culturas” (ciências e humanidades); o que fica claro aqui também, e isto ele não diz, é que uma das culturas é bem mais acessível ao grande público do que a outra.

Já para mim, a mensagem que fica desta brincadeira é outra. Eu fiz graduação, mestrado, doutorado e estágio pós-doutorado no que costumávamos chamar de “ciências exatas”, e dou aulas na área; ou seja, se de fato existem essas “duas culturas”, eu já declarei, de forma implícita, minha lealdade total a uma delas. Mas de que vale essa minha lealdade se eu não faço ideia da resposta para a pergunta do quinto elemento dos aminoácidos (enxofre, segundo o Trefethen), mas consigo responder de cabeça sem pesquisar as outras três perguntas do exercício (… E O Vento Levou, Robert Louis Stevenson, Jeffrey)?

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s