Messi vs. Ronaldo: uma explicação “científica”

Mark Kac, um matemático americano de origem polonesa, classificava as pessoas geniais em duas categorias. Segundo Kac, uma categoria é a dos ‘gênios ordinários’, que são pessoas como qualquer outra, só que muito mais competentes. Ao ver as obras dos gênios ordinários, temos a impressão de que, com bastante esforço e nada mais, conseguiríamos fazer o mesmo que eles. E a outra categoria é a dos ‘mágicos’, aqueles cuja mente é um completo mistério para o resto da humanidade. Por mais que olhemos e estudemos as coisas que os mágicos produzem, o caminho que eles tomam para chegar até lá não faz o menor sentido para nós.

Essa distinção entre gênios ordinários e mágicos é como eu vejo as diferenças de talento entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, o português pertencendo à primeira categoria, e o argentino, à segunda. Ao verem Ronaldo jogar, muitos podem achar que qualquer outro jogador faria o que ele faz em campo, bastando ter a mesma velocidade, e o mesmo preparo físico, a mesma impulsão nos saltos… Os gols que ele fez neste jogo dão uma boa noção da aparente facilidade com que ele executa as suas jogadas. Já Messi, em seus melhores momentos, parece ser de outro planeta. Este gol, que ele fez com apenas 19 anos, é um excelente exemplo: mais de um espectador se sentiu como o narrador do vídeo e pensou no Maradona ao ver o lance.

Não sei se o Kac achava os mágicos superiores aos gênios ordinários. Do mesmo modo, não é por causa da analogia que eu fiz que acho o Messi melhor do que o Ronaldo, como quer que se defina o que é um jogador ser “melhor” do que outro. Certamente é bem mais gostoso ver o argentino jogar, mas o português ganhou mais títulos, por mais equipes e até por sua seleção. Principalmente por este critério (número de títulos), se eu tivesse de escolher o melhor entre Messi e Ronaldo, eu ficaria com o último. Mas, esta sim, seria uma escolha muito difícil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s